sábado, 29 de agosto de 2015

Santa Matilde


Santa Matilde 4.1 


A origem do SM é curiosa. Com a proibição da importação de carros e suas peças pelo governo, em 1975, muitos proprietários que já tinham modelos estrangeiros passaram a ter problemas, como o caso do empresário Humberto Pimentel, dono de um Porsche Targa 911S. Portanto, decidiu adquirir um esportivo nacional, o Puma GTB. Relatos informam que o empresário estava em uma lista de espera para conseguir o carro e, portanto, este seria o verdadeiro motivo para fabricar o Santa Matilde.
Sob o comando de Pimentel, iniciou-se o projeto, assinado pela filha Ana Lídia, um híbrido de vários automóveis da época. A princípio, a mecânica seria do Alfa Romeo, que, por sua vez, negou a concessão. Então, em seu lugar, foi utilizada a mecânica de 6 cilindros do Opala, O chassi também foi desenvolvido a partir das longarinas do Opala, através do protótipo de Renato Peixoto. 
O esportivo SM foi fabricado até 1997.

Nenhum comentário: